4 de fev. de 2010

Conceitos Básicos do Python

Boa noite pessoal, o post de hoje é sobre a estrutura do Python, isto é, seus tipos de dados, operadores lógicos e matemáticos, loops e condicionais. Neste post vou presumir que você já tenha visto/trabalhado com esses conceitos, pois irei apenas mostrar como eles são no Python. Para uma explicação mais detalha, aconselho uma pesquisa mais minuciosa no Google. Let's see it!

Tipos de Dados

Como foi tido em posts anteriores, a tipagem do Python é forte, ou seja, o Python se importa com o tipo de dado que a variável está guardando e não permite qualquer tipo de coerção. Os tipos de dados nativos são: str, list, tuple, set, frozenset, dict, int, float, complex e bool. Existem ainda os tipos próprios, que consiste nas instâncias de classes. Abaixo coloquei-os em ação no modo interativo.



Operadores

Bom, aqui não tem muito mistério não é mesmo? Apenas curiosidades. No Python é permitido comparações em cadeia, na qual esta tem o mesmo significado básico da matemática, ou seja, as comparações são feitas na ordem: a < b < c. Sendo que, se a < b for falso, a expressão b < c não é verificada. Existem ainda os operadores lógicos 'and' e 'or', que, para quem conhece outras linguagens, são análogos ao && e ||, respectivamente.

Operador

Descrição

Exemplo

==

igual

a == b

!=

diferente

a != b

<

menor que

a < b

>

maior que

a > b

>=

maior ou igual a

a >= b

<=

menor ou igual a

a <= b



Loops


Como disse no início do post, minha não é minha intenção explicar o funcionamento, mas sim, como utilizá-los. No caso dos loops são eles for e while:





Condições

A única curiosidade na sintaxe de controle de fluxo do Python, é que o termo 'else if' foi “contraído” para 'elif'.



Indentação

Fácil leitura e visual agradável, foram alguns dos conceitos base usados para a criação do Python. Mas não só por isso, a indentação no Python é de suma importância, é tão importante que a indentação, com espaços em branco, é obrigatória. É com a indentação que o Python determina inicio e fim dos blocos.

Bom galera, por hoje é só. Espero que o post seja de grande ajuda a você que está iniciando. Mas além do post, vou divulgar aqui uma lista de exercícios do site do Python no Brasil.
Como sempre, qualquer dúvida podem postar um comentário, ou marcar presença no canal irc (#python-br).

Daqui pra frente vou focar mais em divulgação de códigos, problemas frequentes e etc. Por isso, aceito sugestões para os próximos posts.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário